INSTITUTO URBES
IDENTIDADE VISUAL

O Instituto Urbes é uma empresa de capacitação profissional que realiza cursos de capacitação, treinamentos e eventos direcionados ao setor público e privado como, todos profissionais e estudiosos da área de licitações com temática jurídica e de gestão. 

O objetivo do Instituto é promover uma ampla gama de cursos e treinamentos orientados a resolução de problemas práticos muito observados no setor público e na dinâmica da relação com o âmbito privado, visando preencher um espaço ainda carente de alternativas de qualidade no estado do Maranhão.

O Instituto visa construir um espaço de diálogo e desenvolvimento de inovações que visem à melhoria da gestão pública e da relação com o âmbito privado em bases republicanas e alinhadas ao ordenamento jurídico, suas atividades são regidas pela ética, profissionalismo, compromisso, qualidade e transparência, tendo na confiança e responsabilidade a base de um relacionamento sólido e comprometido.


DESAFIOS

• Identificar as principais características que fazem o Instituto Urbes ser quem é.

• Desenvolver uma personalidade clara, moderna e inovadora, e transformar esses atributos principais em elementos visuais, que estejam de acordo com público-alvo e os pontos de contato da marca.

• Utilizar a estética minimalista sem perder a intensidade emocional da marca.

• Criar uma linguagem visual padronizada que facilite a identificação do Instituto, o uso e as aplicações nos pontos de contato da marca.


SOLUÇÃO

Para criar a nova marca foi necessário representar a essência e o propósito do Instituto, foi feita uma análise dos atributos e características que a empresa queria transmitir, e a partir das informações coletadas, desenvolver os elementos visuais.

O conceito surgiu de palavras-chave que fazem parte do universo da Instituição. Conhecimento, capacitação, desenvolvimento profissional, inovação, aproximação.

Buscamos inspiração do sentido figurado do imã, algo que provoca atração. Por isso, o símbolo é composto pela letra U, que representa o imã e uma base, que representa todos os atributos que fazem parte da competência profissional. O símbolo é incorporado ao logotipo, que foi desenhado exclusivamente para este projeto, expressando singularidade e originalidade. Além disso, sua legibilidade, clareza e sua estética minimalista combinam perfeitamente com o estilo tipográfico do logotipo.

A identidade visual une a modernidade e leveza para uma área bastante conservadora, e se torna mais próxima do público, por meio de linguagem visual clean, gerando assim, uma marca mais humana.

A escolha da paleta de cor teve como objetivo, criar contraste entre a modernidade e a seriedade, por meio de uma cor quente (laranja) e uma cor fria (azul), criando destaque e contraste.

De forma minimalista e moderna, todos os elementos visuais foram realizados com eficácia para criar uma marca onde a estética e funcionalidade se acompanham.



Cliente: Instituto Urbes
Ano: 2021