INSTITUTO URBES
IDENTIDADE VISUAL
O Instituto Urbes é uma empresa de capacitação profissional que realiza cursos de capacitação, treinamentos e eventos direcionados ao setor público e privado como, todos profissionais e estudiosos da área de licitações com temática jurídica e de gestão.
O objetivo do Instituto é promover uma ampla gama de cursos e treinamentos orientados a resolução de problemas práticos muito observados no setor público e na dinâmica da relação com o âmbito privado, visando preencher um espaço ainda carente de alternativas de qualidade no estado do Maranhão.
O Instituto visa construir um espaço de diálogo e desenvolvimento de inovações que visem à melhoria da gestão pública e da relação com o âmbito privado em bases republicanas e alinhadas ao ordenamento jurídico, suas atividades são regidas pela ética, profissionalismo, compromisso, qualidade e transparência, tendo na confiança e responsabilidade a base de um relacionamento sólido e comprometido.
DESAFIOS
• Identificar as principais características que fazem o Instituto Urbes ser quem é.
• Desenvolver uma personalidade clara, moderna e inovadora, e transformar esses atributos principais em elementos visuais, que estejam de acordo com público-alvo e os pontos de contato da marca.
• Utilizar a estética minimalista sem perder a intensidade emocional da marca.
• Criar uma linguagem visual padronizada que facilite a identificação do Instituto, o uso e as aplicações nos pontos de contato da marca.
SOLUÇÃO
Para criar a nova marca foi necessário representar a essência e o propósito do Instituto, foi feita uma análise dos atributos e características que a empresa queria transmitir, e a partir das informações coletadas, desenvolver os elementos visuais.
O conceito surgiu de palavras-chave que fazem parte do universo da Instituição. Conhecimento, capacitação, desenvolvimento profissional, inovação, aproximação.
Buscamos inspiração do sentido figurado do imã, algo que provoca atração. Por isso, o símbolo é composto pela letra U, que representa o imã e uma base, que representa todos os atributos que fazem parte da competência profissional. O símbolo é incorporado ao logotipo, que foi desenhado exclusivamente para este projeto, expressando singularidade e originalidade. Além disso, sua legibilidade, clareza e sua estética minimalista combinam perfeitamente com o estilo tipográfico do logotipo.
A identidade visual une a modernidade e leveza para uma área bastante conservadora, e se torna mais próxima do público, por meio de linguagem visual clean, gerando assim, uma marca mais humana.
A escolha da paleta de cor teve como objetivo, criar contraste entre a modernidade e a seriedade, por meio de uma cor quente (laranja) e uma cor fria (azul), criando destaque e contraste.
De forma minimalista e moderna, todos os elementos visuais foram realizados com eficácia para criar uma marca onde a estética e funcionalidade se acompanham.
Cliente: Instituto Urbes
Ano: 2021